Lagoa dos Patos e arroio São Lourenço atingem níveis alarmantes e moradores são orientados a deixar suas residências em São Lourenço do Sul
- 26/09/2023
- 0 Comentário(s)
Os níveis da lagoa dos Patos e do arroio São Lourenço seguem instáveis e em elevação, na manhã desta terça-feira (26), na área urbana de São Lourenço do Sul.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a cheia da lagoa já atinge quase toda sua extensão. A água já avançou sobre a ciclovia da praia da Barrinha, derrubando até mesmo uma árvore às margens da orla (foto de capa). O órgão orienta que os moradores ribeirinhos deixem suas residências e procurem abrigo público ou na casa de parentes
A prefeitura disponibiliza alojamento no Salão Paroquial da Comunidade Católica Nossa Senhora de Fátima para pessoas em situação de risco. O endereço é Rua Santa Cruz, nº 267, centro da cidade.
A atuação de um sistema de baixa pressão vai resultar na formação de um ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na madrugada desta quarta-feira (27). O fenônemo vai intensificar as chuvas no Estado ainda nesta terça.
A Climatempo explica que a precipitação é causada por ventos vindos do oceano e instabilidades associadas a uma baixa pressão que ocorre no Paraguai. A previsão é de acumulados elevados, chuva forte e ventanias moderadas entre a Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta para temporais com acumulados de até 100mm/dia, ventos de até 100km/h e queda de granizo no Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste e Centro. Além disso, há chance para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos nessas regiões. O aviso é válido até as 23h59 da terça.
Em caso de emergência, a comunidade lourenciana pode ligar para a Brigada Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil Municipal (53) 99100-0645.
Fonte:Blog do Juares