MPRS investiga CEEE Equatorial por suposta falha no fornecimento de energia após ciclone na Região Sul
- 20/07/2023
- 0 Comentário(s)
O Ministério do Rio Grande do Sul (MPRS) instaurou inquéritos civis para investigar a CEEE Grupo Equatorial por conta dos inúmeros clientes que ficaram sem fornecimento de energia elétrica em decorrência do ciclone extratropical que atingiu a Região Sul entre quarta (12) e quinta-feira (13) da semana passada. A investigação foi solicitada pelas Promotorias de Justiça de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul.
Na Promotoria de Justiça de Pelotas, o inquérito tem como objetivo apurar se a concessionária atuou no sentido de prevenir as falhas no fornecimento, tendo em vista que não foi o primeiro evento climático severo ocorrido neste ano. O município chegou a registrar 118 mil consumidores sem energia elétrica na quinta-feira (13).
O expediente instaurado pela Promotoria do Rio Grande busca investigar a conduta da CEEE Equatorial em virtude do número de consumidores que ainda estão sem luz no município, passados vários dias do episódio climático. Ao total, foram 68 mil clientes sem o fornecimento de luz no dia do fenômeno meteorológico.
Já na Promotoria de São Lourenço do Sul, o inquérito visa acompanhar a regularização do fornecimento do serviço e verificar se houve falha na prestação de serviço. No município, o número de consumidores sem luz após a passagem do ciclone chegou a 21 mil.
Também foram registradas denúncias de consumidores sem energia elétrica em São José do Norte, no Litoral Sul. A situação foi averiguada pela Promotoria de Justiça local e uma notícia de fato foi instaurada para que a concessionária regularize os problemas apontados. O município totalizou 15 mil clientes sem energia elétrica na manhã do dia 13.
O último balanço da CEEE Equatorial sobre os pontos ainda sem luz no Rio Grande do Sul após o ciclone extratropical, divulgado na manhã desssa quarta-feira (19), contabilizava 1,5 mil consumidores prejudicados em Pelotas, 900 em Rio Grande e 600 em São Lourenço do Sul.
Em nota emitida à imprensa nesta quinta-feira (20), a concessionária afirma que continua informando o MPRS sobre os serviços prestados, “incluindo os impactos decorrentes dos últimos ciclones extratropicais” e que “segue à disposição para atender todas as demandas requeridas relacionadas ao assunto”.
Leia a nota na íntegra:“A CEEE Grupo Equatorial Energia mantém permanente diálogo com o Ministério Público, esclarecendo as informações necessárias relativas à prestação de serviços de distribuição de energia elétrica, incluindo os impactos decorrentes dos últimos ciclones extratropicais. E segue à disposição para atender todas as demandas requeridas relacionadas ao assunto.”
Fonte:Blog do Juares